segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pratica


Certa vez havia um arqueiro que ia de vilarejo em vilarejo demonstrando suas habilidades com seu arco e suas flechas, um dia estava ele exibindo suas habilidades em uma destas vilas e um vendedor de óleo que observava sua demonstração a cada flecha que o arqueiro acertava no alvo o vendedor dizia, tudo é uma questão de prática, tudo é uma questão de prática.
Ao ouvir isto inúmeras vezes, o arqueiro se aborreceu e virando-se para o vendedor de óleo disse: “que história é essa de que tudo é uma questão de prática!”.
Pois ele considerava suas habilidades com um grande dom e não como algo adquirido pela pratica.
Então o vendedor de óleo retirou do bolso uma moeda que possuía um furo no meio, e pedindo uma garrafa para uma das pessoas da vila, colocou a moeda na boca da garrafa e sem derramar uma gota sequer de óleo para fora do furo na moeda despejou o óleo todo do recipiente que ele carregava para dentro da garrafa, ao terminar olhou para o arqueiro e disse; agora é sua vez!
Foi ai que o arqueiro entendeu que tudo nessa vida é mesmo uma questão de pratica.
Tudo aquilo que praticamos, ou seja, repetimos inúmeras vezes no tornamos bons!
Se repetirmos diversas vezes um asana complicado ele se tornara fácil, se treinamos uma retenção prolongada da respiração seja com os pulmões cheios ou vazios, depois de um tempo ela se tornara fácil e assim por diante, porém o maior equívoco que muitas pessoas cometem é o de só relacionar o ato de praticar a coisas externas e se esquecerem que estados internos também são uma questão de pratica.
Se repetirmos diversas vezes durante nossa vida a conduta de estarmos descontentes e insatisfeitos nos tornaremos bons nisso, se praticarmos o contentamento seremos bons nisso, se praticarmos a infelicidade seremos bons nisso e se praticarmos a felicidade seremos bons nisso e assim por diante.
Por isso façam uma reflexão e analisem quais os tipos de prática são mais constantes em sua conduta diária e lembrem-se, "tudo aquilo que praticamos inúmeras vezes no tornamos bons!"

Nenhum comentário: