sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sanatana Dharma



O Hinduismo, ou melhor, “o Sanatana Dharma”, ou Lei Eterna nome original do que veio a ser conhecido como Hinduismo é um conjunto de idéias, práticas, religiosidade, filosofia, e aspectos culturais que se originaram na Índia e é caracterizado pelo conceito da roda das reencarnações (Samsara), de um “Ser Absoluto (Brahman) de múltiplas manifestações”, na lei de causa e efeito (Karma), seguindo pelo caminho da retidão (Dharma) e o desejo para a libertação do ciclo dos nascimentos e das mortes (Moksha).
Alguns estudiosos acreditam que o Hinduismo exista dês de 10000 a.C. e que a mais antiga das suas escrituras, “o Rig Veda” tenha sido composto bem antes de 6500 a.C.
A palavra “Hinduismo” não é encontrada em nenhum lugar nas escrituras, e o do termo; “Hindu” foi introduzido por estrangeiros ao se referiram aos povos que viviam do outro lado do rio Indus ou Sindhu, no norte da Índia, em torno do qual se acredita que a Cultura Vedica tenha se originado.
O Hinduismo é um modo de vida regido pelo Dharma, isto é, a lei que governa todas as ações e
tem seus próprios conceitos, tradições e um avançado sistema de éticas, rituais, filosofia e teologia.
A tradição Hindu é responsável pela criação de conceitos e práticas tais como o Yoga, o Ayurveda, o Vastu Shastra, o Jyotish, o Yajna, o Puja, o Tantra, o Samkhya, o Vedanta etc.
O Hindu tem sua conduta baseada na verdade, na honestidade, na não violência, na limpeza, no contentamento, nas orações, na austeridade, na perseverança, e na companhia dos bons.
Certa vez um homem se dirigiu a Paramahansa Yogananda dizendo, “eu sou Cristão e você o que é?”, Paramahansa Yogananda sorriu amorosamente e respondeu, “eu não roubo, não mato, não cobiço a mulher do próximo... e depois de mencionar os dez mandamentos olhou amorosamente para a pessoa e disse; como o senhor pode ver sou muito mais Cristão que o senhor!”.
As pessoas geralmente se apegam mais aos nomes, as crenças, aos rótulos do que a sua conduta, que o seu comportamento.

Om shanti shanti shantihi Om




Um comentário:

Ana Cabezas disse...

Eu acho bem legal ver o Hinduísmo mais como uma cultura, e não exatamente como uma religião, que é um conceito que já traz muitos vícios embutidos.
E aí, resta a coragem para seguir o "Sva Dharma", seu Dharma pessoal, com o respeito ao "Sanatana Dharma".
(e aí, o que tem de gente querendo definir o Dharma alheio... toda aquela coisa de interesse, enfim... Haja Santosha!)