sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Materia do site da Prana Yoga Journal

Um olhar sobre a Índia

Osnir Cugenotta fala sobre a experiência de visitar esse país.

Ir a Índia é sempre uma experiência inesquecível, não importa quantas vezes você já tenha ido, cada viagem nos proporciona infindáveis experiências inusitadas e riquíssimo aprendizados.
Estas experiências começam logo ao colocarmos os nossos pés para fora de um dos seus aeroportos com seus inúmeros taxistas querendo nos levar para um dos hotéis em que eles ganham suas comissões, cada um querendo ser mais astuto do que o outro e ganhar pela insistência.
Aí é hora de parar e dizer mentalmente:Atha Yoganushasanam, Agora começa o Yoga!
A Índia vem se transformado muito nos últimos quatorze anos desde minha primeira viagem e, recentemente mais ainda em função da globalização, porém uma coisa ainda continua imutável, a energia de determinados lugares sagrados como Varanasi, Rishikesh, Hahidwar entre muitos outros. Estar nesses lugares é sempre muito gratificante e transformador.
Além dos lugares sagrados, outra experiência marcante é o de travar contato com grandes yogis como é o caso de B.K.S.Iyengar, que só de estar na presença já traz transformações devido a sua energia adquirida pelos seus setenta e cinco anos de prática.
Há também muitos outros yogis bem conhecidos e outros menos famosos, porém não menos significativos como é o caso de Yogiraj Gurunath Siddhanath que também reside em Pune assim como o senhor Iyengar.
Todas as vezes que viajo para a Índia dois locais de visita não podem faltar em meu roteiro, um deles é Varanasi, pois meu mestre de Kriya Yoga Shibendu Lahiri, bisneto do grande yogi Lahiri Mahashaya mora lá.
É sempre muito especial praticar kriya em um local onde tantos buscadores da verdade já estiveram em busca da auto-realização.
Sem falar na energia que já esta impregnada em toda a residência pela presença de um ser realizado como Shrí Satya Charam Lahiri que morou em “satyalok”, nome da residência até o seu “Maha Samadhi” (abandono consciente do corpo realizado pelo yogi na hora da morte).
Pisar em um solo desses é uma experiência indescritível!Outro local muito especial é a cidade de Rishikesh, conhecida como a capital mundial do yoga.
Bem mais tranqüila que outras cidades da Índia ela é repleta de ashrams e escolas de Yoga, um ambiente perfeito para quem quer se dedicar aos estudos e a pratica do Yoga, sem falar nos banhos nas águas limpíssimas do Ganges nesta região que se encontra aos pés dos Himalayas.
As aulas de Iyengar yoga no Omkarananda Ashram, entre todas, em Rishikesh são as minhas preferidas, não só pela professora Usha Deví que é um ser humano muito especial, mas também pela localização da sala, pois esta tem vista para o Ganges e nas aulas do fim de tarde ainda podemos ouvir na hora do relaxamento final o “Arati” do Parmarth Niketan, ashram que fica na outra margem do rio.
Estar em solo Indiano é sempre uma experiência enriquecedora, seja dentro de um asharam, uma sala de aula ou na rua sempre se aprende muito não importa onde você esteja.

Nenhum comentário: