Em seu comentário sobre os Yoga Sutras, o Yoga Bhashya, Vyasa descreve os cinco estados da mente humana.
Ksipta – no seu mais baixo estado de consciência, o pessoa é altamente agitada e incapaz de raciocinar, escutar ou ficar quieta.!Ela é como um macaco pulando de um lado para outro.
Mudha – neste estado, nenhuma informação parece chegar ao cérebro.A mente é inerte e desatenta. A pessoa pode estar segurando suas chaves e ainda assim perguntar, ”onde estão minhas chaves?”
Viksipta – Aqui a mente esta recebendo as informações, mas parece incapaz de processa-las. A mente oscila em confusão, com um dialogo interno como, “Eu quero fazer algo, mas eu não posso fazer. Devo fazer isso ou aquilo?”.
Ekagra – neste estado, a mente esta relaxada, mas não sonolenta. A pessoa esta pronta para focar e prestar atenção, os quais soa pré-requisitos para a meditação. Uma boa aula de yoga pode levar esta mente a um estado de atenção relaxada.
Nirodha – Aqui sua mente não esta distraída por pensamentos aleatórios, mas esta totalmente absorvida no objeto de seu foco. Isto pode ocorrer na meditação ou quando a pessoa esta totalmente envolvida em alguma coisa.
Ekagra – neste estado, a mente esta relaxada, mas não sonolenta. A pessoa esta pronta para focar e prestar atenção, os quais soa pré-requisitos para a meditação. Uma boa aula de yoga pode levar esta mente a um estado de atenção relaxada.
Nirodha – Aqui sua mente não esta distraída por pensamentos aleatórios, mas esta totalmente absorvida no objeto de seu foco. Isto pode ocorrer na meditação ou quando a pessoa esta totalmente envolvida em alguma coisa.
Durante nossa pratica seja de meditação, pranayama, asanas ou qualquer outra das enumeras técnicas do yoga é muito importante estarmos conscientes em qual destes cinco estados nossa mente se encontra.
Nos últimos setenta e cinco anos B.K.S. Iyengar vem desenvolvendo um refinadissimo estudo sobre como cada parte de nosso corpo é regido por estes cinco estados de consciência durante a pratica, principalmente a dos asanas.
Ele ensina que só quando nossa consciência estiver conectada com cada fibra muscular, cada célula, cada parte do nosso corpo e nossa energia e consciência estiver presente da planta do pé ao topo da cabeça um asana estará sendo executado de forma precisa.
Esta idéia deste alinhamento que começa com o corpo e termina na consciência foi retirada por este meticuloso mestre de uma passagem proferida pelo Senhor krishana no Bhagavad Gita, “Samam kaya shiro-grivam dharayann achalam sthirah”, ou seja, o yogi deve manter o corpo, a cabeça, o pescoço eretos em uma linha reta, imóvel e fixo.
Infelizmente eu vejo muitos praticantes deste método extremamente preocupados apenas com o alinhamento do seu corpo, se esquecendo de sua consciência e o direcionamento de sua energia durante a pratica, isto é uma grande pena, pois faz com que uma técnica tão refinada como esta permaneça confinada apenas ao alinhamento do corpo e da musculatura, ao invés de levar o praticante a se conectar cada vez mais com seus aspectos mais sutis e finalmente com sua verdadeira essência, sua verdadeira natureza.
Por tal razão, se você pratica este método lebre-se: "o alinhamento do corpo deve levar ao alinhamento da mente e o alinhamento da mente deve levar ao alinhamento da consciência!".
"O Yoga deve conhecer-se por meio do Yoga.
O Yoga se manifesta mediante o Yoga.
Aquele que se aplica sem descanso ao Yoga,
no final encontra no Yoga uma alegria permanente”.
Yoga Bhashya
O Yoga se manifesta mediante o Yoga.
Aquele que se aplica sem descanso ao Yoga,
no final encontra no Yoga uma alegria permanente”.
Yoga Bhashya
“Om Shrí Gurubhyo Namaha”
Um comentário:
Estar ao lado de quem consegue ensinar de forma tão simples e natural, sem subterfúgios e sem mistificações, é realmente uma dádiva. Percebo a cada dia como podemos ampliar nossa consciência estreitando-se em nós mesmos. Mestre: Namasté.
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