Segundo o Hinduismo o mundo ou a idade do mundo é dividida em quatro Yugas, o período em que vivemos é denominado Kali Yuga ou a era de ferro, a era das desavenças onde todos os valores estão invertidos, falta de caráter e escrúpulo é visto como esperteza, pureza e bondade são vistos como sinônimo de tontice e assim por diante. As características básicas de Kali Yuga são: A intoxicação, a prostituição, a destruição da natureza e a jogatina. Em Kali Yuga a gratificação dos sentidos é o ponto primordial na vida da maioria das pessoas, não há compaixão e o materialismo impera dando lugar apenas ao que se vê e ao que se tem, não a aquilo que realmente se é! E como será que fica o Yoga nessa era? Na senda do Yoga há quarenta anos e professor a mais de vinte, com varia viagens à Índia tive o privilégio de me encontrar e conhecer seres que verdadeiramente podem ser chamados de Yogis!!! Porem o cenário do Yoga mundial e nacional carece em muito destes raros seres! Para a maioria dos praticantes e professores o Yoga não passa de uma maneira elegante e disfarçada para gratificação dos seus egos inflados e dos seus sentidos! “Yogis” ou seria melhor denomina-los “Egogis” que se acham melhores do que os outros apenas por que praticam Yoga, ou será "Egoga"? Ou que se sentem superiores, pois praticam este ou aquele método de Yoga não entendendo que o objetivo de todos os Yogas é o mesmo, o samadhi ou a auto-realização. Será que em Kali Yuga existe a preocupação de se chegar ao samadhi praticando Yoga? Ou há apenas o interesse de se ficar saudável fazendo asanas, pranayama e algumas das outras técnicas do Yoga e se possível virar capa de alguma revista famosa, exacerbando ainda mais seu ego inflado e descontrolado. Quem pratica ou leciona a arte do Yoga deve refletir sobre estes aspectos uma vez que todos nós vivemos nesta era e estamos sujeitos á contaminação de suas características. Possa o Senhor Shiva, Senhor dos Yogis nos livrar das nossas distrações e deslizes e nos conduzir a meta suprema do Yoga, a auto-realização!
"O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for teu desejo, assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino."
Brihadaranyaka Upanishad
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